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Município leva a cabo novo inquérito às empresas arouquenses para avaliar os impactos da pandemia

Numa altura em que se vive um segundo confinamento, a Câmara Municipal, em parceria com a AECA – Associação Empresarial de Cambra e Arouca, pretende auscultar as empresas de Arouca sobre o impacto da Covid-19 na sua atividade, as medidas de mitigação que estão a adotar para fazer face a esta crise e a perceção global sobre o impacto das medidas de apoio implementadas pelo Governo.

Para isso, foi criado um inquérito online – https://forms.gle/FB5561ftc4sDahqk7 – que visa, por um lado, obter informação mais fidedigna dos impactos económicos da pandemia a nível local e, por outro, recolher sugestões do setor empresarial de Arouca sobre medidas de mitigação dos efeitos da crise e de relançamento da atividade económica a adotar. Esta iniciativa conta com o envolvimento do Gabinete de apoio sobre sistemas de incentivos em vigor no âmbito da Covid-19, da responsabilidade da Câmara Municipal de Arouca e dinamizado pela empresa local ProIndústria, sediada no CI3 – Centro de Incubação e Inovação Industrial de Arouca

A data-limite de preenchimento é 15 de março.

Em 2020, a autarquia arouquense já havia aplicado um inquérito similar, tendo recebido na altura 108 respostas.


Principais medidas municipais de apoio às empresas locais desde o início da pandemia

  • Oferta de viseiras e outros equipamentos de proteção individual
  • Isenção de taxas e impostos para comércio e serviços pela concessão de licenças ou de autorizações para a ocupação da via pública, designadamente esplanadas de apoio a estabelecimentos de restauração e bebidas, e para a colocação de equipamentos publicitários ou afixação e distribuição de outros meios publicitários. Isenção foi prorrogada em 2021.
  • Entrega de máscaras comunitárias reutilizáveis ao comércio, cabeleireiros e barbearias
  • Concessão de autorização para instalação ou ampliação de esplanadas em espaço público
  • Criação do gabinete de apoio sobre sistemas de incentivos em vigor no âmbito da Covid-19
  • Lançamento da campanha ONLOCAL – compra NO comércio LOCAL
  • Adesão à plataforma CTT Comércio Local.